Siga-nos nas Redes Sociais

PT: Bem-vindo! Neste blog encontra toda a informação sobre o Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, como a sua História e as atividades organizadas pela Comissão de Festas, bem como informação pormenorizada sobre a aldeia de Malhada Sorda.

ES: Bienvenido! En este blog encuentra toda la información sobre el Santuario de Nuestra Señora da Ajuda, como su Historia y las actividades organizadas por la Comisión de Fiestas, así como información pormenorizada sobre el pueblo de Malhada Sorda.

FR: Bienvenue! Dans ce blog vous trouverez toutes les informations sur le Sanctuaire de Notre-Dame da Ajuda, comme son Histoire et les activités organisées par le Comité du Festival, ainsi que des informations détaillées sur le village de Malhada Sorda.

Visualizações de página

Arquivo do blogue


A freguesia de Malhada Sorda é rica em História, Património e Tradições.

Em termos de Património Arquitétonico e Arqueológico, a aldeia de Malhada Sorda tem à disposição:
  • Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, que recebe milhares de peregrinos todos os anos. É um dos maiores pontos confluentes do turismo religioso da Diocese da Guarda.
  • Convento dos Frades Descalços de Santo Agostinho, junto ao Santuário. Embora apenas seja observável a fachada principal, visto encontrar-se em ruínas e pertencer a uma propriedade privada, a ele está associada uma História valiosa, em certos aspetos intrínseca à História do próprio Santuário.



  • Anta da Pedra de Anta. Encontra-se nos limites da freguesia de Malhada Sorda, fazendo parte de um complexo megalítico da Idade do Cobre. A ela está associada uma lenda e encontra-se em Vias de Conservação como Imóvel de Interesse Público (após a homologação desta decisão em 2000) pela Direção Geral do Património Cultural.
  • Forno de olaria tradicional, propriedade privada. Constitui uma base de memória aos ofícios dos antepassados da Malhada Sorda, uma vez que, no passado, uma das fontes de riqueza e de divulgação da aldeia era a olaria.
  • Alminhas da Malhada Sorda, construções artístico-religiosas que representam popularmente as almas do Purgatório. Eram colocadas em locais de encruzilhadas ou entradas e saídas das localidades, objetivando lembrar aos que passavam que rezassem pelas almas do Purgatório, para que estas alcançassem o Céu.
  • Sinagoga, casa quinhentista usada para efeitos religiosos judaicos e onde se encontra um Relógio de Sol. Encontra-se no momento em processo de restauro.
  • Capelas de São Sebastião, Santo António e Santo Cristo
  • Museu Padre José Pinto, onde se reúnem coleções de objetos usados na tecelagem e demais ofícios tradicionais, bem como uma coleção religiosa.


Um pouco por toda a localidade, são visíveis marcas da presença judaica na região e embora longe do olhar do público, no território da aldeia encontram-se ainda sepulturas escavadas na rocha, o que vem reforçar a importância histórica da Malhada Sorda.

Por fim, este Património  está conjugado com a Natureza: a freguesia faz parte do Biótico de Carvalho Negral da Zona do Carril, que constitui a maior mata de carvalhos negrais da Península Ibérica.



Todas estas são boas razões para que agende um passeio pela nossa aldeia.
Para conhecerem mais sobre a nossa aldeia, aconselhamos a visita às categorias do menu "Malhada Sorda". Contamos com a vossa visita!

Comente

Subscreva os Posts | Subscreva os Comentários

Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Santuário de Nossa Senhora da Ajuda

- Powered by Blogger - Adapted from a designe by Johanes Djogan - Skyblue - Optimized for Google Chrome -