Siga-nos nas Redes Sociais

PT: Bem-vindo! Neste blog encontra toda a informação sobre o Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, como a sua História e as atividades organizadas pela Comissão de Festas, bem como informação pormenorizada sobre a aldeia de Malhada Sorda.

ES: Bienvenido! En este blog encuentra toda la información sobre el Santuario de Nuestra Señora da Ajuda, como su Historia y las actividades organizadas por la Comisión de Fiestas, así como información pormenorizada sobre el pueblo de Malhada Sorda.

FR: Bienvenue! Dans ce blog vous trouverez toutes les informations sur le Sanctuaire de Notre-Dame da Ajuda, comme son Histoire et les activités organisées par le Comité du Festival, ainsi que des informations détaillées sur le village de Malhada Sorda.

Visualizações de página

Arquivo do blogue


Um dos importantes pilares da Cultura e Tradição de Malhada Sorda são as Festas e Romarias, que presencia durante todo o ano e que são reconhecidas na região pela sua grandiosidade e pelo seu carácter único. São elas:

 Festas Religiosas:
  • Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda (5 a 9 de Setembro) - a maior Romaria da Diocese da Guarda, que atrai peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora da Ajuda durante todo o ano; embora o que mais caracterize as Festas sejam as cerimónias religiosas, a festa de caráter popular também se tem vindo a afirmar nos últimos anos, sendo já muito famoso o Concerto da Banda Filarmónica e o Arraial do dia 8 de setembro.
  • São Miguel (última segunda-feira de maio), festa organizada por quatro casais em honra do padroeiro da freguesia
  • São Sebastião (domingo depois de 20 de janeiro)
  • Festa dos Solteiros/Divino Espírito Santo (Pentecostes), organizada apenas por solteiros; também a estas festas está associado um caráter popular, com a organização da Fogueira/Madeiro do Natal
  • Festa do Senhor (dia de Corpo de Deus), festa organizada por dois casais e que implicam a organização das cerimónias religiosas do Natal, Páscoa, Lausperene e, claro, do Corpo de Deus
  • Cerimónias da Semana Santa, das quais se destaca a Recriação do Enterro de Nosso Senhor
Festas Populares:
  • Capeia Arraiana e Encerro a Cavalo (agosto)
Feiras:
  • Todos os terceiros domingos do mês
  • Feira anual - 7 de Setembro
Por outro lado, é absolutamente necessário referir a existência da Banda Filarmónica, mais que centenária (fundada em 1907) e ainda no ativo. Este grupo continua a alegrar as festas de Malhada Sorda, bem como de outras freguesias da região.

Por fim, é importante referir que a cultura presente na aldeia é decorrente das atividades profissionais do passado e do presente, tais como a agricultura e a exploração florestal, mas sobretudo a olaria e a exploração de pedra, sendo que a primeira já não é praticada na freguesia.

Para conhecerem mais sobre a nossa aldeia, aconselhamos a visita às categorias do menu "Malhada Sorda". Contamos com a vossa visita!

Comente

Subscreva os Posts | Subscreva os Comentários

Com tecnologia do Blogger.

Copyright © Santuário de Nossa Senhora da Ajuda

- Powered by Blogger - Adapted from a designe by Johanes Djogan - Skyblue - Optimized for Google Chrome -